Dúvidas frequentes
PERGUNTAS FREQUENTES HOSPITAL SÃO LUCAS
- O Hospital e Maternidade São Lucas é uma instituição pública ou privada?
Privada.
- Quais os Convênios que atende?
Unimed, Cassi , Bradesco Saúde
- Qual horário de funcionamento da Portaria Central?
O Horário de funcionamento da Portaria Central, portaria de das 07:00 às 19: 30 horas.
- Quais os horários de visita?
Das 08:00 as 19:00 horas.
4.1 Quais os horários para a troca de acompanhantes?
Dentre o horário de visita qualquer horário.
4.2 Quem tem direito a acompanhante?
Sim. Todos têm direito a acompanhante. No caso de criança, idoso e pessoa com necessidade especiais é obrigatório um acompanhante.
4.3 Quem tem direito as refeições?
Todos os pacientes internados.
- Quais os documentos necessários para internação?
- Comprovante de residência;
- Carteira de Identidade e CPF;
- Certidão de Nascimento (quando criança);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Número de telefone para contato.
- Quais orientações necessárias aos clientes que serão submetidos à cirurgia?
- Na véspera da cirurgia, não coma ou beba água, após a meia noite. Se a cirurgia estiver programada para o período da tarde, você pode tomar café da manhã até às 9h;
- Sua higiene pessoal faz parte das medidas de prevenção de infecção. Portanto, acorde cedo o suficiente para tomar banho, lavar o cabelo e barbear-se. Não use maquiagem e esmalte nas unhas;
- Deixe os pertences de valor em casa; o Hospital não se responsabiliza por eventuais perdas;
- Os medicamentos que interferem com os mecanismo de coagulação do sangue, tais como anti-coagulantes e aspirina, devem ter o seu uso suspenso alguns dias antes da cirurgia. Você poderá seguir, entretanto, a orientação do seu médico;
- Se for fazer cirurgia plástica, certifique-se com o seu médico o tamanho da cinta e do sutiã. Caso faça cirurgia de artroscopia de ombro, não se esqueça da tipóia;
- Levar para o hospital os exames realizados para tal procedimento e medicações de uso continuo.
- Quais os documentos necessários para fazer o registro da cirurgia no Hospital?
Para qualquer internação, clinica médica ou cirúrgica os mesmos documentos que é usado para fazer o registro inicial do paciente no hospital.
Para pacientes que tem convenio, caso for realizar cirurgia eletiva levar a carteira do plano no mínimo 15 dias antes do procedimento para fazer o pedido cirúrgico ao plano.
- Em que o acompanhante pode ajudar?
Importantíssimo auxiliar na alimentação do paciente, no banho, na troca de fraldas e na mudança de decúbito (posição do corpo deitado), acaba sendo menos constrangedor para o cliente devido o elo com seu acompanhante;
Comunicar a enfermagem caso aconteça qualquer intercorrência (apertando a campainha)
- Como se faz para entregar currículo?
A pessoa interessada em deixar seu currículo no HSL deve comparecer à instituição de segunda a sexta feira das 08:00 as 11:00 no departamento pessoal , ter, no mínimo, 18 anos e o primeiro grau completo. Os candidatos devem trazer consigo todos os documentos pessoais inclusive a carteira de trabalho e referencias aonde trabalhou. Outra opção é acessar o link "trabalhe conosco" e preencher o formulário.
- O que é necessário para a retirada dos exames?
Basta informar o nome do paciente no balcão de atendimento do HSL e o nome do exame que realizou.
10.1 Em quanto tempo os exames ficam prontos?
Depende de cada exame. Por exemplo:
Tomografia: 1 dia útil
Raio-x digital: 1 dia útil
Ultra-som: 1 dia útil ( Vias Urinarias, Obstétrico simples, Obstétrico com doppler, Abdômen, )
Ultra-som: 3 dias úteis ( Carótida, Morfológico, partes moles)
Endoscopia/Colonoscopia: 01 dia útil
10.2 Qual o horário de entrega de exames?
De segunda à sexta-feira, das 7h às 18:30h, no Hospital São Lucas, Avenida Rio Arinos, N° 713 S , Bairro centro.
- O que é prontuário médico?
O prontuário médico é constituído de um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. É importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e que, por delegação deste, só poderá ter acesso ao mesmo, somente o médico e o paciente.
- Como faço para ter acesso à declaração de Internação e Prontuário ?
Todo paciente tem direito a uma copia do prontuário que será entregue ao paciente mediante a apresentação de documentos, para terceiro só com procuração publica, a norma é valida também para a declaração de internação
- Quanto tempo uma parturiente permanece internada após o nascimento do bebê?
No parto normal apenas um dia e na cesariana de dois a três dias.
13.1 O que é necessário trazer para a maternidade?
Além do enxoval da mãe e do bebê, trazer o cartão pré-natal e os resultados dos últimos exames realizados durante o período de gravidez.
- O Hospital oferece consultas e cirurgias com especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?
Não. O HSL é uma entidade particular, mas pode atender através de pedidos por escrito de maneira formal, que venham da Secretaria de Saúde de Juara ou de outros municípios.
- Qual a diferença entre atendimento de urgência, emergência e ambulatorial?
- Define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
- Define-se por emergência a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
- Atendimento ambulatorial é o serviço médico que deve prestar o primeiro atendimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar, para cirurgia eletiva ou para atendimento pelo médico especialista indicado para cada paciente.
- Todos os telefones de contatos e e-mails ?
66- 35561211
66-35561455
66-3556 2670