Exames

Exame de colonoscopia

O PREPARO PARA ESSE EXAME É FUNDAMENTAL PARA SUA REALIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE SEU DIAGNÓSTICO ,PORTANTO , SIGA-O RIGOROSAMENTE.
- A colonoscopia tem por finalidade avaliar o intestino grosso (reto e cólons) e, quando possível, o íleo terminal (parte final do intestino delgado).
- O exame consiste na visualização do interior do intestino grosso por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
- Para realizar a colonoscopia, o cliente recebe sedação endovenosa.
- Quando necessário, o médico examinador faz biópsias ou remove pólipos. O material colhido segue para exame anatomopatológico, que é cobrado separadamente.
Critérios de realização
- Este exame é feito somente com pedido médico e agendamento prévio.
- A idade mínima para a execução da colonoscopia é 14 anos.
- Os clientes devem estar necessariamente acompanhados de um adulto, desde o momento de sua chegada até o término do procedimento.
Para menores de 18 anos, o acompanhante tem de ser um responsável legal (pai,mãeoututor).
- O exame não é realizado em gestantes.
- Mulheres que estejam amamentando podem ser submetidas à colonoscopia, porém precisam ficar seis horas sem amamentar após o procedimento.
- É necessário que haja um intervalo mínimo de cinco dias entre a colonoscopia e exames com uso de contraste por via oral, como o estudo de trânsito intestinal.
- Indivíduos com marca-passo precisam consultar seu cardiologista antes de marcar o procedimento.
Preparo
SETE DIAS ANTES
- O cliente deve suspender o uso de medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan® e Coumadin®), clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®) e ticlopidina (Ticlid®), assim como de sulfato ferroso e Xenical®, evidentemente com o consentimento e a supervisão do médico solicitante. Medicamentos como ácido acetilsalicílico (Aspirina® e AAS®) não precisam ser suspensos.
CINCO DIAS ANTES
- É necessário interromper o consumo de cereais integrais com casca, tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais (como Müsli® e Granola®).
NA VÉSPERA DO EXAME
- O cliente precisa fazer uma dieta líquida ou pastosa
Alimentos permitidos
- Arroz, macarrão, batata, cenoura, pães, torradas, sopa sem verduras, peixe, filé de frango, gelatina e azeite.
Alimentos proibidos
- Alimentos e cereais integrais (arroz e pão integral, linhaça, cereais matinais, aveia e centeio), verduras e legumes (como escarola, brócolis, couve, jiló, berinjela e quiabo), frutas (maçã, mamão, maracujá, uva, laranja, mexerica e melancia), leite e derivados e bebidas alcoólicas.
- É necessário ingerir dois litros de líquidos claros, tais como água, chá, sucos de frutas coados e sem sementes, água de coco e Gatorade® (sabores limão, laranja ou maracujá).
- Em torno das 17 horas, o cliente deve tomar, por via oral, dois comprimidos do laxante Dulcolax®. Caso o intestino não funcione até as 21 horas, é preciso repetir a dose do medicamento nesse horário.
- Indivíduos obstipados (com intestino preso) devem tomar, na antevéspera, dois comprimidos de Dulcolax® às 17 horas. Para os muito sensíveis ao Dulcolax®, ou seja, que desenvolvem muitas cólicas ou mal-estar ou que não respondem bem ao produto, a opção é usar o Duphalac®, na dose de 80 mL. O laxante tem de ser diluído em 800 mL de água ou suco, que o cliente precisa tomar no intervalo de uma hora.
NO DIA DO EXAME
-Caso você não realize exame de endoscopia digestiva alta concomitantemente a Colonoscopia , è permitido ingerir líquidos - com exceção do leite -, tais como chá, suco de fruta coado, café, água e gelatina de limão, abacaxi ou laranja. Fora isso, nenhum outro alimento deve ser consumido antes do exame.
- Recomenda-se que o cliente vista-se de forma confortável para iniciar o preparo para o exame e que, além disso, tenha consigo roupa extra para troca, caso seja preciso.
- Além da solicitação médica, necessária para a realização da colonoscopia, o cliente precisa apresentar resultados anteriores de exames relacionados (colonoscopia e enema opaco), se houver.
- O cliente deve informar ao médico ou à enfermeira os eventuais problemas de saúde que possua, a exemplo de pressão alta, diabetes, alergias, etc.
Atenção:
- Se o exame de colonoscopia for realizado junto com o de endoscopia digestiva alta: deverá estar em jejum alimentar de pelo menos 6 horas mas poderá ingerir água , chá com açúcar até 3 horas antes do exame.
Para exames realizados por volta das 12 horas : as 6 da manha você devera ingerir +- 500 ml de suco de laranja coado misturado a 500 ml de manitol ( solução fornecida pelo Centro Médico Berrini ) em até 1 hora. Isso causará , propositalmente diarréia líquida abundante ( semelhante a urina ) para limpar seu intestino . A diarréia durará em média 4 horas.
- Após o exame, o cliente permanece em repouso por volta de 60 minutos.
- O procedimento de colonoscopia tem duração média de 15 a 30 minutos e voce poderá se alimentar apos 1 hora.
Cuidados após o exame
- O cliente será liberado acompanhado e deverá fazer repouso no restante do dia.
- Como o procedimento requer o uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após sua realização.
- Durante um período de aproximadamente oito horas, o cliente não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- Após a colonoscopia, nenhum outro exame deve ser realizado no mesmo dia.
- Nas horas subsequentes, o cliente precisa fazer uma alimentação leve e ingerir bastante líquido.
Observações
- A realização de biópsias ou de ressecção de pólipos implica a inclusão e a cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão puncionada e/ou de cada pólipo retirado, bem como do procedimento de remoção dos pólipos (polipectomia). Muitas vezes, porém, só é possível saber a quantidade de lesões no decorrer do procedimento.


Fale Conosco

+55 (66) 3556-1211  /  3556-1357

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo